Robinho apresenta PL que denomina a Praça Central da Cidade e solicita informações à CESAN sobre matéria veiculada na imprensa

No último dia 22/11/2016 (terça-feira) o Vereador Robinho (PTdoB) submeteu a aprovação do Plenário o Projeto de Lei nº 40/2016 e Requerimento nº 258/2016.

22 de novembro de 2016 às 00h00. Atualizado a 26 minutos atrás.

O projeto de lei dispõe sobre denominação da Praça Central da Cidade como "Praça José Saturnino da Silva". A despesa referente ao emplacamento ficará por conta da família do homenageado.

Em sua justificativa nominal o Vereador aponta que o homenageado, nascido no dia 15 de Janeiro de 1951, mineiro da cidade de Aymorés, José Saturnino da Silva, de origem pobre, perdeu sua mãe e seu pai ainda jovem, forçando-o a buscar todo o tipo de trabalho que existia na época. "Saturnino foi um daqueles brasileiros, como muitos daquele tempo, a ter que "fazer" dinheiro a qualquer custo. Seu primeiro emprego foi como engraxate e cuidador de cavalos, obtendo o dinheiro que usava para ajudar no sustento de sua família", frisou.

E completa: "Logo quando cresceu, teve que trabalhar como ajudante em diversas obras pelo Brasil. Trabalhou de Norte a Sul do país como "pião de trecho", como ele mesmo gostava de se "auto denominar". Entre muitas cidades, durante a construção da Samarco, apaixonou-se, "perdidamente", por Anchieta e por sua única e amada esposa. Decidido a nunca mais sair de Anchieta, buscou de qualquer forma sustentar sua família, após ser demitido desta empresa, no início da década de 80. De vendedor de queijo à ambulante, ele buscava sobreviver de qualquer modo, sempre ficando ao lado de sua família, e motivado pelo seu lado empreendedor, revolveu "montar" uma pequena banca de revistas, na única praça que a cidade tinha. Feita de madeira, sobre um chão de barro, comercializava todo o tipo de revistas e jornais, além de ser um ponto de informações turísticas na época. Certamente, foi um dos primeiros a acreditar no potencial turístico da região. Aproveitava os verões para vender jornal de Minas Gerais aos mineiros que frequentavam as praias capixabas, sempre, mostrando os motivos que o levaram a se tornar Anchietense. Da banquinha de madeira a seu primeiro quiosque, levantado a muito custo, ele novamente inovou trazendo a primeira pastelaria a Anchieta. Empregou dezenas de pessoas desta cidade que precisavam de uma oportunidade para começar. Muitos turistas e moradores de Anchieta, certamente, criaram gerações comendo pastel e tomando caldo de cana. Faleceu deixando um grande legado (acreditando, sobretudo, no comércio de Anchieta). Uma de suas maiores alegrias foi ter recebido o honrado Título de Cidadão Anchietense. Certamente, ficará ainda mais feliz, no lugar em que está hoje, sabendo que foi reconhecido tão lindamente e de maneira tão especial pelos seus companheiros desta terra que ele tanto amava", justificou.

O Projeto de Lei segue em discussão no Plenário da Casa Legislativa.

O Requerimento do Vereador solicita que seja encaminhado expediente à Companhia Espirito Santense de Saneamento (CESAN), requerendo informações quanto à notícia publicada no portal 27 e informe, oficialmente e no prazo legal, se o que foi noticiado realmente aconteceu, ou se fora apenas criação da mídia, prestando os esclarecimentos sobre o caso e os que se fizerem necessários para o total esclarecimento da situação.

Em sua justificativa nominal o Vereador aponta que considerando o teor da notícia publicada no Portal 27, no dia 22 de outubro, intitulada "Cesan reduz vazão de água para Guarapari devido a ato de vandalismo".

"Considerando que a referida notícia menciona a ocorrência de ações que causaram avarias nos sacos de areia que compõem o ressalto hidráulico, acabando por reduzir a vazão de água e prejudicar o abastecimento de água no município de Guarapari e que tais ações foram praticadas no município de Anchieta, solicito tais informações", Justificou.

O Requerimento foi aprovado por unanimidade dos presentes.