Robinho apresenta PL denominando a Praça Central e solicita iluminação nas rotatórias do Município.

No último dia 29/11/2016 (terça-feira) o Vereador Robinho (PTdoB) submeteu a aprovação do Plenário o Projeto de Lei nº 40/2016 e indicação nº 61 /2016.

29 de novembro de 2016 às 00h00.

O projeto de lei dispõe sobre denominação "Praça Central" de "Praça José Saturnino da Silva". As despesa referente ao emplacamento do próprio ficará por conta da família do homenageado.

Em sua justificativa nominal o Vereador aponta que o homenageado nascido no dia 15 de Janeiro de 1951, mineiro da cidade de Aymorés, José Saturnino da Silva, de origem pobre, perdeu sua mãe e seu pai ainda jovem, forçando-o a buscar todo o tipo de trabalho que existia na época. Foi um daqueles brasileiros, como muitos daquele tempo, a ter que "fazer" dinheiro a qualquer custo. Seu primeiro emprego foi como engraxate e cuidador de cavalos, obtendo o dinheiro que usava para ajudar no sustento de sua família.

Logo quando cresceu, teve que trabalhar como ajudante em diversas obras pelo Brasil. Trabalhou de Norte a Sul do país como "pião de trecho", como ele mesmo gostava de se "auto denominar". Entre muitas cidades, durante a construção da Samarco, apaixonou se, "perdidamente", por Anchieta e por sua única e amada esposa. Decidido a nunca mais sair de Anchieta, buscou de qualquer forma sustentar sua família, após ser demitido desta empresa, no início da década de 80. De vendedor de queijo à ambulante, ele buscava sobreviver de qualquer modo, sempre ficando ao lado de sua família.

Motivado pelo seu lado empreendedor, revolveu "montar" uma pequena banca de revistas, na única praça que a cidade tinha. Feita de madeira, sobre um chão de barro, comercializava todo o tipo de revistas e jornais, além de ser um ponto de informações turísticas na época. Certamente, foi um dos primeiros a acreditar no potencial turístico da região. Aproveitava os verões para vender jornal de Minas Gerais aos mineiros que frequentavam as praias capixabas, sempre, mostrando os motivos que o levaram a se tornar Anchietense.

Da banquinha de madeira a seu primeiro quiosque, levantado a muito custo, ele novamente inovou trazendo a primeira pastelaria a Anchieta. Empregou dezenas de pessoas desta cidade que precisavam de uma oportunidade para começar.

Muitos turistas e moradores de Anchieta, certamente, criaram gerações comendo pastel e tomando caldo de cana. Faleceu deixando um grande legado: acreditando, sobretudo, no comércio de Anchieta.

Uma de suas maiores alegrias foi ter recebido o honrado Título de Cidadão Anchietense. Certamente, ficará ainda mais feliz, no lugar em que está hoje, sabendo que foi reconhecido tão lindamente e de maneira tão especial pelos seus companheiros desta terra que ele tanto amava.

O Projeto de Lei segue em discussão dos presentes da Casa Legislativa.

A indicação do Vereador solicita que seja encaminhado expediente à Indicação ao Diretor Geral do DER/ES, para que providencie iluminação nas rotatórias do município.

Em sua justificativa nominal o Vereador aponta que a grande e intensa circulação de automóveis ao longo das vias municipais, e com o intuito de proporcionar uma segurança de qualidade aos moradores, pedestres e todos que circulam pelas vias, é necessário que seja providenciada a iluminação das rotatórias, que são a causa de inúmeros acidentes de trânsito com vítimas fatais.

"Tratando das rotatórias localizadas no município, quando iluminadas de maneira precária, permanecem na quase completa escuridão, estabelecendo-se, de maneira imperiosa, a necessidade de ilumina-las. Outrossim, já fora realizada indicação para que fosse providenciada a iluminação da rotatória de Ubu que, não tendo sido cumprida, necessita urgentemente desta melhoria. Requero que seja providenciado a instalação de iluminação nas rotatórias estabelecidas nas localidades de Ponta dos Castelhanos; Praia de Ubu; Recanto do Sol (na Estrada Anchieta, que liga a UTG Sul ao Bairro Recanto do Sol); Samarco (três rotatórias: "curva da Shell", na altura da entrada da praia do Além, portaria principal da Samarco e na "PV4")", justificou.

A indicação foi aprovado por unanimidade dos presentes