Câmara de Anchieta manifesta pesar pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande

Câmara de Anchieta manifesta pesar pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande

06 de agosto de 2015 às 00h00. Atualizado a 2 horas e 59 minutos atrás.

 

Câmara de Anchieta manifesta pesar pelo falecimento do Padre Humberto Pietrogrande

 

 

 

 

Os vereadores, servidores e funcionários da Câmara Municipal de Anchieta manifestam pesar pelo falecimento do Sacerdote Jesuíta, fundador do MEPES (Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo), Padre Humberto Pietrogrande.

 

De acordo com a Funaci (Fundação Padre Antônio Dante Civiero – na qual o sacerdote também é fundador no Estado do Piauí), o Padre faleceu pela manhã do dia 05 e já estava internado havia cerca de um ano, em decorrência de diversos problemas de saúde. Ele sofreu alguns AVCs durante o tempo em que esteve hospitalizado e um último Acidente Vascular Cerebral foi a causa de sua morte.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Anchieta, Jocelem Gonçalves de Jesus, falou em nome do Legislativo Municipal e com semblante lutuoso lembrou que Humberto é um símbolo a ser seguido principalmente pelo seu trabalho nas causas sociais.

 

“Por tudo que ele fez, pelo seu trabalho social, Padre Humberto Pietrogrande jamais será esquecido pelo povo Anchietense”, afirmou Jocelem.

 

Uma missa foi celebrada ontem (05) na capela do MEPES em Anchieta e outra ocorreu no Santuário São José de Anchieta ambas em homenagem ao Padre Humberto.

 

Padre Humberto faleceu aos 85 anos e o sepultamento aconteceu hoje às 16h no Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina no Piauí.

 

 

Homenagem

 

Padre Humberto Pietrogrande foi homenageado na Câmara Municipal de Anchieta com a “Comenda Beato José de Anchieta (atualmente “Comenda São José de Anchieta”)” na Sessão Solene de 1993, mas sempre que pode esteve presente no Legislativo Municipal, onde era recebido com muito carinho pelos vereadores e pelo público presente.

 

 

História de vida

 

Humberto Pietrogrande, de nacionalidade Italiana chegou ao Brasil no ano de 1962 e foi ordenado sacerdote em 1964 no colégio Cristo Rei de São Leopoldo (RS).

 

Em 1967 criou na cidade de Pádova (Itália) a AES-Associação dos Amigos do Espírito Santo com a finalidade de promover um intercâmbio de solidariedade e amizade com o Mepes, que fundou em 1968 na cidade de Anchieta/ES.

 

Durante os seus 53 anos de Brasil, trabalhou incansavelmente na promoção integral do homem do campo, iniciando em 1969 a primeira escola do Brasil de educação integral dos jovens do campo com o sistema da pedagogia da alternância, denominada de Escola Família Agrícola - EFA.

 

Como sempre acreditou e defendeu uma ação integrada de educação, saúde e ação social como fator determinante de elevação social das pessoas e desenvolvimento do meio, além do projeto das Escolas Famílias Agrícolas, desde o início, o Mepes também se ocupou com programas de saúde (hospital) e ações comunitárias.

 

Em 1987 partiu para uma nova missão no estado do Piauí, numa realidade bem diferente do Espírito Santo. Como era obcecado pela causa dos mais necessitados e pela melhoria das condições de vida do homem do campo, em 1969 fundou a Funaci - Fundação Antônio Civieiro com os mesmos programas do Mepes, na área da saúde, educação e ação comunitária. Fez tudo novamente no Piauí o que já tinha feito no estado do Espírito Santo. E como ele sempre costumava dizer: gosto muito do estado do Espírito Santo, mas o povo do Piauí precisa mais de mim.

 

Padre Humberto agora parte para junto do pai, como já há algum tempo vinha se preparando para esta  viagem com a certeza de ter cumprido e se dedicado toda sua vida  aqui na terra (Itália, Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Piauí).

 

Na árdua missão de melhorar as condições de vida, por meio da educação, saúde e ação social, principalmente das famílias mais necessitadas do campo, onde se torna difícil resumir ou expressar em poucas palavras a importância do trabalho de padre Humberto no Espírito Santo e no Piauí.

 

Citamos uma de suas frases que nos dá uma dimensão dos seus propósitos: “Encontrar-se para conhecer. Conhecer-se para caminhar juntos, caminhar juntos para crescer. Crescer-se para amar-se mais”, Padre Humberto Pietrogrande.

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as segundas-feiras, às 16:30 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da