Vereadores de Anchieta Apresentam Novas Indicações em Sessão

29 de maio de 2024 às 00h00. Atualizado a 13 minutos atrás.

Na sessão do dia 28 de maio, realizada no Plenarinho da Câmara Municipal, os vereadores de Anchieta apresentaram diversas indicações voltadas para a melhoria da infraestrutura e do bem-estar social no município. As propostas abrangem desde a manutenção de vias públicas até o apoio financeiro a pescadores e marisqueiras.

O vereador Niltinho apresentou quatro indicações. Ele solicitou ao Secretário de Assistência Social, Sr. Flávio Sant'Anna de Oliveira, que estude a possibilidade de instalar um aquecedor na piscina da casa dos idosos, visando melhorar o conforto e a qualidade de vida dos moradores. Niltinho também reiterou ao Secretário de Infraestrutura, Sr. Fabiano Mezadri, a necessidade de manutenção e aplicação de revsol em trecho do bairro Itapeúna, além de solicitar a construção de uma ponte para carros e pedestres no Bairro Alvorada, na Rua Alexandre de Lima com a Rua Dorvalina Telis. Por fim, indicou a necessidade de reparos no calçamento em frente à casa da Tapioca, na comunidade de Belo Horizonte.

O vereador Cleber Pombo fez uma indicação ao Prefeito Municipal de Anchieta, Exmº Sr. Fabrício Petri, solicitando o calçamento da Rua Projetada, onde está localizado o Edifício Angelin Jubini, no bairro Iriri, próximo ao edifício Ítalo Jubini. Esta medida visa melhorar as condições de tráfego e segurança na área.

A vereadora Tereza Mezadri também fez uma indicação ao Secretário de Infraestrutura, Sr. Fabiano Mezadri, solicitando a manutenção das estradas que ligam Belo Horizonte a Formigueiro e Santa Rita a Goembê. A melhoria dessas vias é essencial para garantir a segurança e a eficiência do transporte na região.

A vereadora Márcia Cypriano Assad apresentou uma indicação ao Secretário Municipal de Pesca, Sr. Júlio César Sant’anna da Costa, propondo a concessão de incentivo financeiro aos pescadores e marisqueiras do município durante todo o ano. Ela destacou que muitos trabalhadores da pesca enfrentam dificuldades financeiras devido às instabilidades climáticas e de produção, e o apoio contínuo seria fundamental para sua sustentabilidade econômica.

O vereador Renan Delfino fez importantes indicações à Secretaria Municipal de Educação, sugerindo a viabilização das demandas das escolas nas áreas rurais, como a criação de conselhos, fornecimento de materiais novos para aulas de educação física, laboratórios de informática e a melhoria do acervo das bibliotecas. Delfino também recomendou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adquira sementes e mudas de árvores nativas para distribuir à população, incentivando a arborização e a melhoria da qualidade de vida na cidade. Além disso, Delfino indicou que a educação municipal inclua reflexões sobre mudanças climáticas nas aulas, alinhadas com a matriz SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade da educação.

O vereador Professor Robinho solicitou ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Sr. Fabiano Mezadri, a manutenção urgente da estrada de Goembê, que atualmente se encontra em péssimas condições devido aos buracos.

O vereador Pablo Florentino apresentou várias indicações, incluindo a poda das árvores nas margens do Rio Una, na Rua Dorvalina Telles e na Rua Alexandre de Lima, localizadas no bairro Alvorada. Florentino também recomendou à Secretaria Municipal de Infraestrutura a limpeza e coleta de lixo e entulhos nas ruas próximas à EEEFM Coronel Gomes de Oliveira, no bairro Nova Esperança, e a capina das margens da estrada que dá acesso à comunidade de Duas Barras. Ademais, ele indicou à Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização de automóveis e motoristas nos fins de semana para buscar pacientes com alta médica em hospitais fora do município, visando não sobrecarregar as ambulâncias.

O vereador Renato Lorencini reiterou a indicação ao Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, para realizar um estudo de implantação da Arborização Urbana nas obras de pavimentação. Lorencini também solicitou a manutenção e manejo da vegetação restinga da APA Tartarugas em Anchieta e pediu fiscalização das obras realizadas pela Cesan, uma vez que as ruas têm ficado com a pavimentação danificada após a atuação da empresa. Por fim, ele indicou melhorias na iluminação pública da comunidade de Alto Pongal.

As indicações apresentadas refletem o compromisso dos vereadores de Anchieta com o desenvolvimento da infraestrutura local,a educação, o meio ambiente, a saúde e o bem-estar da comunidade. A expectativa é que as propostas sejam avaliadas e implementadas pelas autoridades competentes, trazendo benefícios significativos para os moradores do município.